Aldeia do concelho de Castanheira de Pêra, distrito de Leiria

29
Jun 08

 

A PICOTA, CEGONHA OU GAIVOTA
 
Desde a fonte velha até à estrada do Porto da Vila muitas eram as hortas onde se cultivava de tudo um pouco: couves, cebolas, feijões, pepinos, nabos, tomates, pimentos… tudo o que faz falta à alimentação das pessoas. 
Há muito tempo que estas hortas deixaram de existir, sendo actualmente locais onde proliferam as ervas daninhas, as silvas e demais vegetação espontânea.
A água excedentária da fonte velha era levada pelo rego, até essas hortas, com já descrevemos em post anterior (restauração da fonte velha). Dizia-se deste tipo de irrigação, que estas propriedades tinham água de pé, isto é não era necessário tirá-la, corria por si. Diremos nós, que corria por gravidade, dado que a cota a que está a fonte, é mais alta, que qualquer outra até ao Porto da Vila.
Nos locais onde não havia água de pé, havia então necessidade de (tirá-la) retirá-la, normalmente do subsolo. Antigamente era normal fazer um poço com mais ou menos profundidade, conforme o local, hoje em dia fazem-se  furos artesianos.
Para retirar a água dos poços, antes das motobombas e electrobombas, usava-se a picota.
 
A PICOTA
 
A picota é um aparelho rudimentar, de elevar água dum poço para a superfície, normalmente com fins de irrigação das plantações vizinhas.
 
 
 Conhecida já no tempo dos antigos egípcios (chaduf) foi até muito recentemente, usada de norte a sul do país. Mas não só em Portugal, também em Espanha, França, Grécia, e até no Japão.
 
Na nossa região era conhecida essencialmente por picota ou gaivota. Mas tinha outros nomes: Cegonha, balança, burra, picanço, saragonha, varola, zabumba, zangarela, bimbarra, variando de região para região.
 
Tal como o pé-de–cabra ou a tesoura, a picota é uma alavanca inter fixa. Neste caso que permite diminuir o peso do balde cheio de água, que se puxa do fundo do poço.
Constituída por um poste vertical enterrado no chão que é encimado por uma forquilha, onde se coloca a vara, fixada no eixo. Esta vara numa extremidade tem o contrapeso, também este aí fixado, constituído por pedras. No outro extremo tem outra vara, pendurada na vertical, fina e comprida, possível de ser segura entre as mãos. Esta por sua vez tem na ponta inferior uma argola onde se pendura o balde. O contrapeso deve ser tal, que não seja muito custoso levantá-lo, quando se desce o balde vazio, até ao fundo do poço, mas que na situação inversa, seja suficiente para de facto ajudar a retirar o balde cheio de água do poço até à superfície.
 
Horta  resistente
 
Próximo da fonte velha temos, talvez, a única horta resistente, tanto como os seus donos, também eles, dois resistentes: O Sr. Abel e D. Rosa. Encontramo-los lá, exactamente a tratar dela.
Enquanto o senhor Abel tirava a água com a picota a senhora Rosa regava.
 Parabéns aos dois e boa saúde para continuar!
 
  
 
 Horta é o resultado do cultivo de hortaliças e legumes.
O objectivo deste post é somente mostrar como era retirada a água de um poço de pequena profundidade,  com o fim de regar as hortas que existiam em Sarzedas do Vasco.
 
 
            
 
 
publicado por Sir do Vasco às 23:28

3 comentários:
Pois. Nesta altura não sei se o comentário que escrevi anteriormente entrou pois mais uma vez falhou a net. Mas é uma pequeno imcómodo comparado com o benefício que é viver nesta zona. Volto a frisar o gosto que tive em encontar o blog e de ver o seu interesse por esta terra e pelas nossas tradições.
Espero ver-vos em breve.
Beijos Crespita
Anónimo a 28 de Julho de 2008 às 14:25

Obrigado pelo comentário.
Espero que tenhas visto todos os posts e fotos no albúm de fotos e os comentários que deixei em algumas.
Não detenho a verdade absoluta pelo que se algo de errado tiver sido publicado, agradeço esclarecimentos para a sua correcção.
Gosto do diminutivo "Crespita", o qual também me leva pensar que sejas a Margarida se assim for, um dos meus mails está em: "ver perfil" . Continuo à espera do teu.
Beijinhos e abraços
Armando
Sir do Vasco a 30 de Julho de 2008 às 18:44

Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

30


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

6 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO