Aldeia do concelho de Castanheira de Pêra, distrito de Leiria

24
Mar 08
A festa da Páscoa é anterior a Cristo e até mesmo anterior ao povo Hebreu.
Os povos pagãos já comemoravam a festa da passagem, durante a mudança de estação, para o início da época das colheitas.
Páscoa significa "passagem", vem da palavra hebraica Pesah e em aramaico Pasha.
É a festa da libertação, a mensagem da ressurreição. A passagem para uma vida nova.
 
Na segunda feira da Páscoa, pela manhã, um foguete, lançado para o ar no largo das Sobreiras, anuncia  a toda a aldeia a chegada do Senhor Padre, com os respectivos acompanhantes, para a visita pascal.
Um homem de opa vermelha, leva a Cruz Pascal, magnificamente engalanada. Outros a caldeirinha de água benta com o respectivo hissope e a indispensável campainha que vai anunciando lá à frente a chegada da Cruz e do Senhor Reitor.
 No ar festivo paira  o aroma fresco do alecrim, da hera e do junco, espalhados à porta de cada casa, que tem a porta aberta para a visita, e matizado aqui e ali com pétalas de rosa e de outras flores.
As famílias esperam dentro de casa, ai o Padre anuncia a Páscoa, asperge com água benta, a cruz é dada a beijar aos elementos da família   presentes. Seguem-se os cumprimentos e as Boas Festas, sete segundos de conversa, uma brincadeira rápida com as crianças a quem o Sr. Padre dava uma mão cheia de confeitos.
Tudo decorre em passo acelerado porque a volta ainda é grande. A Ervideira, o Souto Fundeiro e a Balsa já tiveram a visita. Depois da Sarzedas do Vasco, seguem-se a Sarzedas de S. Pedro, o Vermelho e a Moita.
É hábito conceder o “folar” ao pároco que visita as casas. As ofertas quase sempre passam pelo dinheiro que é recolhido por um dos acompanhantes durante a visita.
 
Aqui deixamos a recordação do que foi a visita pascal, nos anos cinquenta e sessenta do Séc XX. Ainda na memória a do padre Arménio Marques e muito mais vivida a do padre Aurélio de Campos.  
Depois…
Resta-nos relembrar e deixar o registo, aos mais novos, para que saibam... tal como outras terras, a Sarzedas teve em tempos visita pascal.

 

publicado por Sir do Vasco às 01:57

Março 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
26
27
28
29

30
31


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO