Aldeia do concelho de Castanheira de Pêra, distrito de Leiria

02
Fev 08

NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS

Todos os anos no dia 2 de Fevereiro se venera a Senhora das Candeias.

A Senhora - das Candeias, da Luz, da Candelária, da Alegria, da Assunção, da Conceição, dos Remédios, dos Prazeres, das Dores, etc. etc. A Senhora é sempre Nossa Senhora, Mãe de Deus, que no imaginário católico assume diversas figurações.
Em muitas regiões do nosso pais  celebra-se hoje esta tradição.

Várias romarias, com variações do nome de Nossa Senhora.

 

Ouvia dizer aos mais antigos habitantes de Sarzedas do Vasco:

Se o candil vier a rir está o Inverno para vir, se ele vier a chorar, está o Inverno a passar!

 

Este ano 2008 "o candil" está mais a rir, isto é tem estado Sol entre boas abertas e não choveu. Sendo assim, se a tradição se cumprir, haverá ainda muita chuva para vir.

Bastante falta faz!

Outros modos do dito popular:

Se a Senhora das Candeias rir, está o Inverno para vir!

Se a Senhora das Candeias chora, está o Inverno fora!

Se a Senhora das Candeias ri e chora, está o Inverno meio dentro meio fora!

 

NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, PORQUÊ?

Segundo o preceito da lei moisaica, a mãe ficava impura após o nascimento do seu filho e fazia parte da purificação da mulher o acto da apresentação da criança no templo, ou seja apresentação na luz, à luz da sabedoria divina, da criança após o seu período de quarentena, de "resguardo" como ainda recentemente se usava na terminologia popular.

 
Nossa Senhora, submetendo-se a esta determinação, 40 dias após o Natal, a 2 de Fevereiro apresentou-se com o Menino Jesus no recinto sagrado dos judeus.
 
Num antigo costume romano, o povo recordava a angústia da deusa Ceres, quando sua filha Prosérpina foi raptada por Plutão, deus dos infernos, para tomá-la como companheira do Império dos Mortos. Esta tradição estava tão arraigada, que continuou mesmo entre os convertidos ao cristianismo.
 
Como aquela festa sempre caia no dia 2 de Fevereiro, data em que os cristãos celebravam a Purificação de Maria, o papa Gelásio (492-496) procurou adaptá-la à celebração cristã, para isso, resolveu instituir um solene cortejo nocturno, em homenagem à Maria Santíssima, convidando o povo a comparecer com círios, candelas e candeias e cantar hinos em louvor de Nossa Senhora, passando o termo, na devoção popular, a especificar a invocação de Maria - Nossa Senhora da Luz, das Candeias ou Candelária.
Na liturgia actual a solenidade denomina-se "Apresentação do Senhor", mantendo-se antes da missa a tradicional bênção de velas e procissão.
publicado por Sir do Vasco às 16:30

1 comentário:
Obrigado meu caro amigo Armando. Pois o meu aniversário ocorre neste dia. Uma lembrança que tenho da Sarzedas dos anos 40, era de que na noite de 1 para 2 de Fevereiro a minha avó e a minha mãe colocavam uma candeia acesa na varanda, em frente às oliveiras.
Manuel Tomaz a 2 de Fevereiro de 2017 às 16:07

Fevereiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO