Aldeia do concelho de Castanheira de Pêra, distrito de Leiria

10
Set 07

 

Sra. da Confiança, venera-se no seu santuário em Pedrógão Pequeno, no cimo de um monte e miradouro com o mesmo nome, onde o horizonte é distante. Dali se vê o vale do Zêzere e a barragem do Cabril, estendendo-se a vista até à Serra da Lousâ e até Figueró dos Vinhos.

Esta é a tal romaria que matem a tradição do "fogo de vespera" O dia da Sra. da Confiança é sempre a oito de Setembro, mas na noite de sete para oito são queimadas as principais peças de fogo de artifício. (Actualmente só esta festa matém fogo de artifício pois de acordo com a lei vigente é proibido e apenas com autorização especial se pode utilizar, qerem fazer-nos crer que provoca incêndios ?????).

Mas... o que é que esta festa tem a ver com a Sarzedas do Vasco? A fé que movia as pessoas levava-as lá, a pé, levando o farnel e a manta, passavam lá a noite e voltavam no outro dia.

 

 

 

Eu ouvi contar isto à minha avó. Lembro-me em criança, de o meu tio-avô, Anacleto Eiras, vir de Lisboa passar férias e ir lá  cumprir uma promessa, pois afirmava ter visto a Santa quando combatia em França, durante a primeira Guerra Mundial. Acreditou que esta lhe salvou a vida.

Mas apesar da fé, diziam os trabalhadores rurais, que a Santa não era assim tão boa para eles, porque lhe "retirava a sesta" De facto assim era, depois de oito de Setembro eles deixavam de poder usufuir desse beneficio.

Ultimamente tem-se falado algo sobre a sesta, até existem associações dos amigos da sesta. Os nossos vizinhos espanhóis não passam sem ela!

Na nossa aldeia, os trabalhadores sempre tiveram direito  a ela, mas... apenas entre o dia da Sra. de Março ( 25 de Março) e o dia da Sra. da Confiança.

 

 

 

 

FOTOS:

- Noite de 7 de Setembro

- Aspecto do fogo de artíficio

- Vista da procissão, dia 8 de Setembro

- Nossa Senhora no andor

 

 

publicado por Sir do Vasco às 23:27

Setembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO