Aldeia do concelho de Castanheira de Pêra, distrito de Leiria

02
Mar 11

 

Ontem, dia um de Março, um aluno veio perguntar-me se era o dia dos burros.

Respondi que não sabia, até porque se desse largas à conversa, provocaria ainda mais destabilização na aula e isso era o que menos me interessava de momento.

Achei curioso, há muitos anos que não tinha ouvido falar disso! De repente, mais uma vez, "fui" à minha infância e relembrei o quanto os rapazes  "chagavam" aqueles que cortavam o cabelo em Março. Outros evitavam cortar o cabelo neste mês exatamente por isso.  "Março é o mês dos burros". Afinal ninguém queria ser burro, até porque nesse tempo as "orelhas de burro" feitas de cartão e usadas nas escolas para envergonhar os menos estudiosos ou com dificuldades de aprendizagem, como se diz agora, estavam ainda na memória de todos. Era mais logico que se chamasse galinha a quem tinha dificuldades de aprendizagem... Já repararam que as galinhas não aprendem nada por muito que se lhes ensine?

Os burros afinal não são nada faltados de memória, são mais inteligentes que muitos outros animais!

Mas de facto, na nossa região, antigamente era hábito tosquiar os burros em Março, dado que o tempo começava a aquecer e os animais precisavam de andar frescos, para que se sentissem bem e tivessem força.

Encontrei um sitio onde dizem ser Maio o mês dedicado a estes animais pelo facto de as burras emprenharem neste mês indo parir no Maio seguinte visto o período de gestação ser de doze meses.

Pesquisando um pouco na net, há quem fale de Março e também quem fale do mês dos burros.

 

O mês de março (AO 1945: Março) é o terceiro mês do ano no calendário gregoriano e um dos sete meses com 31 dias.

Março inicia (astrologicamente, não sideral) com o sol no signo de Peixes e termina no signo de Áries. Astronomicamente falando, o sol inicia na constelação de Aquarius e termina na constelação de Pisces.

Março no Hemisfério norte é o sazonal equivalente a setembro no Hemisfério sul. Por volta de 21 de março, o Sol cruza o equador celestial rumo ao norte; é o equinócio de março, começo da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul.

O nome "março" surgiu na Roma Antiga, quando era o primeiro mês do ano e chamava-se Martius, de Marte, o deus romano da guerra. Em Roma, onde o clima é mediterrânico, março é o primeiro mês da primavera, um evento lógico para se iniciar um novo ano, bem como para que se comece a temporada das campanhas militares.

O ano iniciava em 1 de março na Rússia até o final do século XV. O Reino da Grã-Bretanha e suas colônias continuaram a utilizar o dia 25 de março para iniciar o ano até 1752, no mesmo ano eles finalmente adotaram o calendário gregoriano. Muitas outras culturas e religiões ainda celebram até hoje o Ano-Novo em março.

Em finlandês, o mês é chamado de maaliskuu, que tem origem em maallinen kuu significando o mês terrestre. Isto é porque em maaliskuu a terra começa a aparecer sob a neve derretida.

Historicamente os nomes para março incluem o termo saxão Lenctmonat, dado ao equinócio. Os saxões também chamavam março de Rhed-monat ou Hreth-monath (devido a seu deus Rhedam/Hreth) e os anglos chamavam-no de Hyld-monath.

No calendário judaico, o fim de fevereiro e o começo de março é chamado de adar, o último mês, enquanto que o fim de março e começo de abril é chamado de nisã, e é considerado o primeiro mês.

 

 copiado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mar%C3%A7o

 

 

 Aqui se fala de burros:   http://agarramestespalos.blogspot.com/2006/03/o-ms-dos-burros.html

 

 

Datas Comemorativas do Mês de Março

 

 

(1º sexta feira do mês)Dia Mundial da Oração
05- Dia do Filatelista Brasileiro
07- Dia do Fuzileiros Navais
08- Dia Internacional da Mulher
10- Dia do Telefone
10- Dia do Sogro
11/03 – Dia do Motociclista
12 - Aniversário de Recife e Olinda
12- Dia do Bibliotecário
14- Dia do Vendedor de Livros
 14- Dia Nacional da Poesia
14- Dia dos Animais
15- Dia da Escola
15/03 – Dia Mundial do Desenhista
15- Dia Mundial do Consumidor
19/03 – Dia do Artesão.
19- Dia de São José
19- Dia do Carpinteiro
19- Dia do Marceneiro

20- Início do outono (Outono? Cá por mim sempre ouvi dizer que era a Primavera mas a 21)
21- Dia Universal do Teatro
21- Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
22- Dia Mundial da Água
23- Dia Mundial da Meteorologia
26- Dia do Cacau

27- Dia do Circo
28- Dia do Diagramador
28- Revisor
30- Dia Mundial da Juventude
31- Dia da Integração Nacional
31- Dia da Saúde e Nutrição
31- Aniversário do Golpe
31/03 – Dia da Integração Nacional

 

 

publicado por Sir do Vasco às 17:25

2 comentários:
Interessante, sempre ouvi dizer isso mesmo: que o mês de Março era o mês dos burros, detestava que mo dissessem visto eu fazer anos neste mês. Mas nunca me perguntei porque razão era assim chamado!
Marlene a 12 de Março de 2011 às 00:50

Olá! Marlene.
Tudo bem? Obrigado pela participação.
Já somos dois e há mais obviamente. Também faço anos em Março, eu digo que faço primaveras porque é no dia 21, antigamente a Primavera começava neste dia, agora já não sei... ...
Cumprimentos
Armando
Sir do Vasco a 16 de Março de 2011 às 08:50

Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO